Nosso projeto
O Projeto de Extensão e Pesquisa MENINAS E MULHERES NA RRD: Ciência, tecnologia e educação para a redução de riscos de desastres socioambientais foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) no edital n. 31/2018 "Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação".
O objetivo do projeto é capacitar meninas e professoras no uso de recursos tecnológicos inovadores para a compreensão de conceitos relacionados à redução de riscos de desastres (RRD), despertando o interesse para o campo das engenharias e produzindo recursos educacionais e de divulgação científica sobre a temática abordada.
Para isso, realizamos oficinas interativas e capacitações em recursos tecnológicos inovadores (canetas 3D, protótipos de engenharia, scratch, dentre outros), buscando despertar o interesse de meninas na idade escolar, graduandas e professoras da rede públicas pelas engenharias na medida em que também se contribui para a promoção da equidade de gênero e da igualdade de oportunidades no campo das ciências exatas.
Meninas e mulheres são as mais atingidas pelos desastres e ainda são minoria nas carreiras de ciências exatas. Neste sentido, nosso projeto contribui para a redução da vulnerabilidade desses grupos ao aproximá-las das tecnologias na medida em que trabalha a temática da Redução de Riscos de Desastres (RRD) no contexto educacional.
Abrangência
O projeto envolve:
- Bolsistas de iniciação científica: graduandas em engenharia civil estudantes de engenharia civil;
- Bolsistas de Extensão: professoras da rede municipal;
- Bolsistas de Iniciação Científica Jr: estudantes do 2° segmento do ensino fundamental da rede municipal da Cidade do Rio de Janeiro.
Metodologia
1. Oficinas de capacitação de bolsistas no uso de recursos tecnológicos e mídias sociais com vistas à educação e divulgação científica.
2. Construção colaborativa de recursos educacionais: Nesta etapa os bolsistas participarão de oficinas interativas e participativas nas quais serão orientados no uso dos recursos tecnológicos já apresentados na etapa de capacitação. Serão privilegiados recursos educacionais que envolvam a utilização de recursos tecnológicos inovadores, tais como: caneta 3D, impressora 3D, histórias em quadrinhos online, jogos, dentre outros;
3. Produção de material multimídia para divulgação científica em redes sociais: esta etapa contempla a criação de espaços nas redes sociais (facebook, blog, youtube) para promoção da divulgação científica dos produtos do projeto.